Receitas

Batata assada de micro-ondas com conserva de cogumelos

A combinação simplesmente perfeita dos ingredientes, transforma a batata assada num jantar especial. Prepare hoje mesmo, afinal todos os dias devem ser especiais!

Para a conserva de cogumelos você vai usar: 200 gramas de cogumelos Shimeji brancos, um dente de alho, caldo de meio limão, uma colher (chá) de gengibre ralado, três talos de cebolinha, duas colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para o preparo, corte e descarte a base grossa dos cogumelos e solte os raminhos. Amasse e descasque o dente de alho. Numa tigela média, misture o gengibre, o alho, o azeite e o caldo de limão e reserve.

Numa panela, coloque um litro e meio de água e ao fogo alto, mergulhe os cogumelos e deixe cozinhar por dois minutos até ficar levemente macio. Retire o excesso de água dos cogumelos, passando por uma peneira. Transfira os cogumelos ainda quentes para a tigela com o molho, tempere com um quarto de colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Misture bem e leve para a geladeira por, no mínimo meia hora. Enquanto isso, prepare o crocante de bacon e as batatas.

Você vai precisar de: Duas batatas médias, quatro colheres (sopa) de queijo de iogurte caseiro, duas fatias de bacon, azeite a gosto, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Forre um prato com duas camadas de papel-toalha, coloque as fatias de bacon, uma ao lado da outra e cubra com mais duas camadas de papel. Leve ao micro-ondas por cerca de dois minutos, em potência alta, até ficar dourado. Reserve.

Utilize um garfo e espete toda a superfície das batatas. Coloque-as num prato e leve ao micro- ondas, em potência alta, por cinco minutos para ficarem macias. Caso ainda não estejam cozidas, adicione um minuto extra.

Na hora de rechear a batata, pique a cebolinha e misture aos cogumelos. Quando o bacon estiver frio e crocante, pique para formar uma farofinha.

Corte as batatas ao longo do comprimento, regue a cavidade das batatas com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Recheie cada uma com duas colheres (sopa) do queijo de iogurte, metade da conserva de cogumelo e polvilhe com a farofinha de bacon. Sirva a seguir.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊