Receitas

Bolo molhadinho: Bolo encharcado de laranja

Bolo de laranja já é uma delícia, agora bem molhadinho é simplesmente sensacional! Prepare na véspera para um resultado ainda melhor!

Para o preparo da massa, você precisa de: Oito ovos, uma xícara (chá) de açúcar, uma xícara e três quartos (chá) de farinha de amêndoas, raspas de duas laranjas, duas colheres (chá) de canela em pó, manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma.

Separe as claras das gemas, colocando as gemas em uma tigela e as claras na tigela da batedeira. Junte às gemas o açúcar, a canela, as raspas de laranja e misture bem até formar um creme. Misture a farinha de amêndoas ao creme. Reserve.

Bata as claras até o ponto de neve e acrescente elas ao creme já preparado. Transfira a massa do bolo para uma forma redonda de fundo removível untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180°C para assar por cerca de 40 minutos. Verifique se o bolo está assado fazendo o teste do palito. Enquanto isso, prepare a calda.

Para a calda você precisa de: Duas xícaras (chá) de suco de laranja, uma xícara (chá) de açúcar e uma laranja em gomos para decorar. Numa panela pequena, misture o açúcar com o suco de laranja. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver. Transfira a calda para uma tigela e deixe esfriar.

Retire o bolo do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar, a massa é delicada e pode quebrar. Fure toda a superfície do bolo com um palito de dentes e, com paciência, vá regando toda a calda sobre a massa e laterais do bolo, dê intervalos para que o bolo possa absorver a calda. Decore com os gomos de laranja e sirva a seguir ou deixe o bolo de um dia para outro na geladeira.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊