Receitas

Churrasco! Picanha assada com sal grosso

Esta receita de picanha é um sucesso. Fica pronta bem rápido, não suja a churrasqueira e a carne fica com um sabor incrível.

Os ingredientes são: Uma peça de picanha de até um quilo e duzentas gramas, quatro claras de ovos, um quilo de sal grosso, meia xícara (chá) de farinha de trigo ramos de tomilho fresco a gosto.

Numa tigela, coloque o sal grosso, as claras e a farinha de trigo. Misture até que fique uniforme, com aspecto de areia grossa molhada.

Numa assadeira grande, coloque um terço da mistura de sal grosso e espalhe, pressionando com as mãos, para obter uma camada fina no fundo da assadeira. Disponha os ramos de tomilho e depois coloque a picanha sobre a camada de sal, com a gordura voltada para cima. É importante que a carne esteja sem o excesso de água, então se for necessário, seque a peça com uma pano limpo. Envolva toda a picanha com o restante da mistura de sal grosso, formando uma capa, pressione com as mãos para que fique firme.

Leve a picanha ao forno preaquecido a 220 °C e diminua a temperatura para 200 °C. Deixe assar pelo tempo determinado para o ponto da carne que desejar: Para carne mal passada são trinta e cinco minutos. Para carne ao ponto são quarenta e cinco minutos ou se for optar pela carne bem passada, deixe assar por uma hora.

Retire a picanha do forno. É hora de retirar a camada de sal grosso, ela se torna uma placa bem dura, então quebre a crosta batendo com o auxílio de uma faca até que toda a placa de sal seja retirada.

Corte a peça de carne em fatias e sirva a seguir com os acompanhamentos que desejar. Para quem ama uma boa carne assada e não gosta da bagunça, aí está uma solução e tanto, hein? Você também pode preparar um pão de alho e salada para tornar o seu almoço e jantar completos!

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊