Receitas

Delicioso bolo gelado de aniversário, o bolo perfeito!

Sim! Existe bolo de aniversário perfeito e você acabou de chegar na receita dele! Prepare com um dia de antecedência para um resultado ainda mais satisfatório!

Você vai preparar esse bolo em etapas. A primeira delas é a ganache. Para ela, você vai precisar de: 400 gramas de chocolate meio amargo picados, uma xícara e um terço (chá) de creme de leite fresco, duas colheres e meia (sopa) de mel e três colheres (sopa) de manteiga em ponto pomada.

Leve ao fogo uma panela com o creme de leite fresco para aquecer, mexendo de vez em quando com uma colher sem deixar o creme ferver. Regue o creme de leite quente sobre o chocolate picado e deixe sem mexer por dois minutos. Misture delicadamente com uma espátula até todo o chocolate derreter e formar um creme liso. Acrescente o mel e a manteiga e misture delicadamente até ficar brilhante. Deixe a ganache esfriando. Enquanto isso, prepare a massa.

Você vai usar: Duas xícaras (chá) de farinha de trigo, uma xícara (chá) de chocolate em pó, quatro ovos, uma xícara (chá) de café coado, uma xícara (chá) de óleo, meia xícara (chá) de açúcar, meia xícara (chá) de açúcar mascavo, uma colher (sopa) de fermento em pó, manteiga, farinha e chocolate para untar e polvilhar a forma.

Leve ao liquidificador os ovos, o café e o óleo e bata apenas para misturar. Em seguida, junte os açúcares e bata bem até ficar liso. Transfira a mistura líquida para uma tigela grande e acrescente a farinha e o chocolate em pó, misturando delicadamente com o batedor de arame para incorporar e a massa ficar lisa. Por último, misture o fermento em pó.

Coloque a massa numa forma redonda untada e polvilhada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 50 minutos ou até passar no teste do palito.

Agora é hora de preparar a calda. Separe: Um terço de xícara (chá) de açúcar, um terço de xícara (chá) de água e uma tira de casca de limão.

Leve ao fogo médio uma panela com o açúcar, a água e a casca de limão e quando ferver, deixe cozinhar por mais um minuto. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Com tudo pronto, é hora da montagem do bolo. Desenforme o bolo e corte-o ao meio, no sentido da largura, para formar duas camadas. Umedeça as duas camadas de bolo com a calda espalhe cerca de um terço da ganache sobre a primeira camada do bolo, do centro para a borda. Cubra com a segunda camada de bolo e pressione delicadamente para firmar. Decore como preferir e já está pronto para cantar parabéns!

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊