Receitas

É torta? Não! É cuca e o sabor de é uva! Cuca de uva

Cuca não é bem um bolo, nem bem uma torta. É toda única mas garante o sucesso no café da tarde! Massa macia e uma deliciosa farofa por cima!

As cucas são aquelas receitas de vó que tem a massa bem macia e aquela farofinha por cima, sabe? Muita gente faz só a massa com farofa, outras colocam banana, mas essa receita é especial porque leva um sabor incrível das uvas pretas.

Comece essa receita pela cobertura. Você vai precisar de: Duas xícaras (chá) de uvas pretas, três quartos xícara (chá) de açúcar, três quartos xícara (chá) de farinha de trigo, cinquenta gramas de manteiga gelada e uma colher (chá) de canela em pó.

Numa tigela média misture a farinha com o açúcar e a canela. Corte a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Reserve.

Para a massa você vai usar: Duas xícaras (chá) de farinha de trigo, uma xícara e meia (chá) de açúcar, três ovos, cinquenta gramas de manteiga, três quartos xícara (chá) de leite, uma colher (sopa) de fermento em pó, manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira.

Utilize a batedeira para bater a manteiga e o açúcar, aumentando a velocidade gradualmente. Bata por dois minutos até formar uma farofa úmida. Adicione os ovos, um de cada vez e bata até formar um creme claro. Depois, adicione a farinha em três etapas, intercalando com o leite e batendo a cada adição. O fermento deve ser adicionado já com a batedeira desligada, misture com a espátula e em seguida transfira para uma assadeira untada e enfarinhada de fundo removível.

Distribua as uvas sobre a massa sem sobrepor uma a outra. Cubra com pequenas quantidades de farofa e disponha sobre a cuca.

Para cobrir, amasse pequenas quantidades de farofa com as mãos e disponha sobre a cuca até que fique totalmente coberta. Repita até cobrir tudo. Leve ao forno para assar por 50 minutos. Sirva depois de frio.

Dica: Para que as uvas não afundem na massa, é só cobri-las com um pouco de trigo.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊