Receitas

Facilidade e sabor: Deliciosa Torta de Uva-Itália

Tortas de uva são bem comuns, mas optar por utilizar a Uva-Itália é um diferencial e tanto! O sabor delas vai impressionar, tanto quanto a praticidade no preparo!

Facílima de fazer, esta torta enfeita a mesa e é deliciosa. A massa tem como base e o creme doce com o azedinho da uva formando uma super combinação.

Os ingredientes para a massa são: Três quartos de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro, cem gramas de manteiga, dois ovos, três xícaras (chá) de farinha de trigo, grãos de feijão crus e uma pitada de sal.

Numa tigela, misture o açúcar e a manteiga até obter uma pastinha. Em seguida, acrescente os ovos e o sal e misture. Quando ficar homogênea, acrescente a farinha de trigo. Trabalhe a massa até que ela fique lisa e uniforme.

Faça uma bolota e cubra a tigela com filme PVC. Leve à geladeira por no mínimo uma hora ou até a massa ficar dura. Enquanto isso, prepare o recheio.

Os ingredientes para o recheio são: 500 ml de leite, uma xícara (chá) de açúcar, dois ovos, duas gemas, duas colheres (sopa) de amido de milho, duas colheres (sobremesa) de farinha de trigo e duas colheres (chá) de extrato de baunilha.

Numa panela, misture o leite e metade do açúcar e leve ao fogo alto para esquentar. Numa tigela, misture bem o açúcar restante, a amido de milho, a farinha de trigo e os ovos.

Acrescente um pouco do leite quente à mistura dos ovos e mexa bem, acrescente o leite restante devagar e misture sem parar para que os ovos não cozinhem. Volte a mistura para a panela e leve ao fogo médio. Mexa, sem parar, até obter um creme homogêneo. Tire a panela do fogo e acrescente a essência de baunilha. Coloque o creme numa tigela, cubra e leve à geladeira.

Retire a massa da geladeira e numa superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique fina. Coloque a massa numa forma para tortas, fure com um garfo por toda a sua extensão e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 150°C e deixe assar por quinze minutos. Passado esse tempo, remova a folha de papel-alumínio da massa e devolva a massa novamente ao forno, deixando assar por mais quinze minutos ou até que comecem a dourar. Retire a massa do forno. Reserve.

Para montar você vai precisar de: Um cacho de uva Itália cortadas ao meio no sentido do comprimento e duas colheres de sopa de geleia de damasco.

Espalhe o creme de baunilha sobre a massa, cubra com as uvas colocando uma ao lado da outra. Numa tigela, misture a geleia de damasco e a água com um pincel e passe essa mistura sobre as uvas.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊