Receitas

Gosta de frutos do mar? Experimente o polvo ao vinagrete

Cozinhar polvo não é nenhum bicho de sete cabeças, mas para evitar a frustração da carne borrachuda, prepare na véspera. Não tem erro!

Os ingredientes que você vai precisar são: Um polvo limpo, uma cebola roxa cortada em cubos, três cebolas cortadas em gomos, dois tomates cortados em cubos, três folhas de louro, cinco ramos de salsinha picada, raspas de um limão-siciliano, um terço de xícara (chá) de azeite, sete colheres (chá) de vinagre de vinho tinto e sal a gosto.

Coloque a cebola roxa em uma tigela, regue com três colheres (sopa) de vinagre, junte cubos de gelo e cubra com água. Reserve.

Cubra todo o fundo da panela de pressão com as cebolas, formando uma base para o polvo. Coloque o polvo sobre as cebolas e junte as folhas de louro. Com a panela tampada, leve ao fogo alto. Não é necessário colocar água. Assim que a panela começar a liberar vapor pela válvula, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por cinco minutos.

Desligue o fogo e quando a pressão sair completamente abra a panela e espete a parte mais grossa do tentáculo do polvo, a carne deve estar macia. Caso contrário, volte a panela ao fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos.

Coloque os legumes cortados e a salsinha em uma tigela média. Descarte a cabeça do polvo e corte os tentáculos em fatias, não precisa retirar a pele.

Junte o polvo aos legumes picados. Regue com o azeite, quatro colheres (sopa) de vinagre e misture delicadamente. Tempere com as raspas de limão, sal e pimenta a gosto. Leve à geladeira por, no mínimo, uma hora antes de servir para que o vinagrete fique fresco e temperado. Lembrando que quanto mais tempo na geladeira você deixar, mais gostosa fica o seu prato.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊