Receitas

Hora da sobremesa: Baba de moça com nozes

O famoso doce Baba de moça pode ser servido individualmente como sobremesa ou então ser utilizado como recheio para deliciosos bolos! Qual você prefere?

Essa receita é uma daquelas delícias de fácil preparo e é bem versátil. Que tal rechear um bolo com baba de moça? Não há limites! Ninguém disse que esse doce precisa necessariamente ser servido em taças! Prove!

Os ingredientes são: Dez gemas, uma xícara e meia (chá) de açúcar, uma xícara (chá) de água, duzentos ml de leite de coco e meia xícara (chá) de nozes picadas.

Numa panela coloque a água e o açúcar e misture delicadamente até que o açúcar dissolva. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de vinte minutos ou até que a calda atinja o ponto de fio. Desligue o fogo e deixe esfriar por cinco minutos.

Misture o leite de coco à calda. Sobre a panela, passe as gemas pela peneira, pressionando com as costas de uma colher. Descarte a película que ficou na peneira é ela que pode deixar a baba de moça com um aroma forte de ovo.

Volte a panela ao fogo baixo e mexa, por cerca de dez minutos ou até engrossar. Lembre-se que a baba de moça engrossa ao esfriar então o creme deve sair da panela na consistência de mingau.

Transfira o doce para uma tigela, cubra com filme PVC, deixando em contato com o creme, isso evita a formação de uma película endurecida. Leve à geladeira para esfriar por, no mínimo, duas horas. Você pode servir esse doce como sobremesa em tacinhas individuais polvilhadas com nozes ou como recheio para deliciosos bolos.

Dica: Você deve ter observado que as claras não foram utilizadas nesse receita, mas você pode sim aproveitá-las posteriormente para outro preparo. Você pode armazená-las por até dois dias na geladeira ou um mês no congelador.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊