Receitas

Mais uma versão de vinagrete: Especial com maxixe grelhado

Você costuma incluir o maxixe em suas receitas? Esse fruto tem um sabor singular, mas que perde o excesso do amargor ao ser tostadinho.

Os vinagretes são ótimos acompanhamentos para vários tipos de pratos, inclusive para deliciosos pastéis! Mas que tal inovar e acrescentar nessa receita o maxixe? Se você não tem costume de utilizar esse ingrediente em suas receitas, pode se surpreender com o sabor que ele proporciona.

Você vai precisar dos seguintes ingredientes: Doze unidades de maxixe, uma cebola roxa cortada em pétalas finas, uma pimenta dedo-de-moça cortada em cubinhos, suco de um limão, uma colher e meia (sopa) de vinagre de vinho tinto, três colheres e meia (sopa) de azeite, sal a gosto e cubos de gelo.

Coloque a cebola e uma tigela, adicione meia colher (sopa) do vinagre, cubos de gelo e cubra com água. Mantenha a cebola descansando por pelo menos dez minutos.

Depois de lavar bem os maxixes, descarte o cabo e, com uma faca, raspe a superfície de cada maxixe para retirar os espinhos. Corte os maxixes em rodelas finas e transfira para uma tigela. Regue com meia colher (sopa) do azeite e misture bem para envolver todas as fatias.

Aqueça uma grelha ou frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, coloque as rodelas de maxixe, uma ao lado da outra, sem amontoar. Tempere com sal e deixe dourar por dois minutos de cada lado. Transfira o maxixe grelhado para outra tigela e repita com o restante.

Escorra a água e junte a cebola ao maxixe. Acrescente a pimenta, o caldo de limão, o azeite e o vinagre restantes. Tempere com sal a gosto e misture delicadamente. Sirva a seguir ou mantenha na geladeira até a hora de servir o vinagrete fica ainda mais gostoso depois de curtir por meia hora na geladeira.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊