Receitas

Pãozinho indiano sem fermento feito na chapa: Chapati

O Chapati é também conhecido como pão ázimo, uma receita muito antiga que sobreviveu ao tempo. Ele é considerado uma das mais antigas receitas do mundo!

Para preparar essa receita histórica, você precisa de: Uma xícara (chá) de farinha de trigo, meia colher (chá) de sal, uma colher (sopa) de óleo, um terço de xícara (chá) de água e farinha de trigo a gosto para polvilhar a bancada.

Numa tigela misture a farinha de trigo com o sal, adicione metade da água e misture com a mão até formar uma farofa grossa. Depois, acrescente o óleo e misture bem. Por último, junte aos poucos o restante da água, amassando com a mão até que a massa absorva todo o líquido.

Sove a massa por cinco minutos até atingir uma textura macia e elástica. Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo e evite juntar mais farinha na massa para que o pão não fique ressecado.

Faça uma bolota com a massa, embale com filme PVC ou cubra com um pano e deixe descansar por dez minutos. Modele um rolinho com a massa e, reparta em dez porções. Enrole cada porção numa bolinha e polvilhe a bancada com farinha de trigo. Abra cada bolinha com o rolo de macarrão até formar um disco bem fino e não se esqueça de polvilhar farinha sob e sobre a massa para não grudar.

Aqueça uma frigideira média ao fogo médio e quando estiver quente, coloque o disco de pão deixando assar por vinte a trinta segundos, até começar a formar bolhas. Vire o pão com uma pinça para que doure em ambos os lados, você vai notar que o pão vai começar inflar.

Retire cuidadosamente o pão da frigideira para que ele não rasgue e coloque diretamente em outra boca do fogão já acesa para chamuscar levemente. Repita o processo com todos os discos e, de preferência, reserve cada massa pronta em um prato coberto com um pano de prato para que eles permaneçam quentinhos. Sirva a seguir.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊