Receitas

Prato único: Arroz libanês com frango, coalhada e nozes

Um prato que vale por uma refeição completa e serve a família toda. Coalhada e nozes não podem faltar! A receita do almoço está garantida, mãos à obra!

Você vai precisar dos seguintes ingredientes: Duas xícaras (chá) de arroz, uma xícara (chá) de lentilha, dois filés de peito de frango, uma cebola cravejada com louro, uma cebola cortada em gomos, uma cenoura cortada em três pedaços, duas colheres (sopa) de azeite, duas colheres (sopa) de manteiga, dois cravos-da-índia, cinco grãos de pimenta-do-reino, duas colheres (chá) de pimenta síria, uma colher (chá) de canela em pó, uma pitada de açúcar e sal a gosto.

Inicie a receita, colocando a lentilha de molho numa tigela com duas xícaras (chá) de água fervente. Deixe descansar e enquanto isso siga para o próximo passo da receita.

Numa panela média, coloque 1 litro e 250 ml de água, a cebola cravejada, a cenoura, a pimenta, o frango e uma colher (chá) de sal. Leve ao fogo alto e quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais quinze minutos.

Nesse tempo de espera, caramelize a cebola que está cortada em gomos e reserve. Assim que as cebolas estiverem caramelizadas, acrescente o arroz e misture bem. Acrescente a pimenta- síria, a canela e uma colher (chá) de sal. Escorra a água da lentilha e junte ao arroz. Regue com quatro xícaras (chá) do caldo, misture e aumente o fogo para médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até o arroz e a lentilha absorverem todo o caldo, isso leva cerca de vinte minutos.

Passados os quinze minutos do cozimento do frango com legumes, transfira os filés de frango para um prato e deixe esfriando. Enquanto isso, doure os filés de frango: Corte-os em fatias e leve a uma frigideira ao fogo médio com meia colher (sopa) de manteiga. Quando derreter, doure as fatias de frango e tempere com sal a gosto.

Assim que a água do arroz secar, desligue o fogo e tampe a panela para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor.

Para servir use: Uma xícara (chá) de coalhada seca, meia xícara (chá) de nozes, folhas de hortelã a gosto e azeite a gosto.

Numa frigideira pequena coloque as nozes e leve ao fogo médio. Deixe por cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando até ficarem tostadas. Quando esfriar, pique grosseiramente.

Transfira o arroz com lentilhas para uma travessa e distribua os pedaços de frango ao redor. Coloque sobre o arroz colheradas da coalhada seca, salpique com as nozes e folhas de hortelã a gosto. Regue com azeite e sirva a seguir.

Observação: Você deve estar se perguntando sobre a cenoura e a cebola que sobraram do cozimento, elas realmente não são mais utilizadas no restante do preparo. Então você pode reserva-las para outra receita.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊