Receitas

Que tal inovar na receita do pão trançado? Prove a Chalá

O pão trançado de origem judaica é aerado, leve e lembra muito uma tradicional rosca, que pode ser doce ou salgada. Experimente!

Você vai precisar dos seguintes ingredientes: Quatro xícaras (chá) de farinha de trigo, dez gramas de fermento biológico seco, uma xícara (chá) de água morna, meia xícara (chá) de açúcar, dois ovos batidos, duas colheres (sopa) de óleo, quatro colheres (chá) de iogurte natural, cinco colheres (chá) de manteiga em temperatura ambiente, uma gema para pincelar, duas colheres (chá) de mel, uma colher (chá) de azeite, sementes de papoula para decorar, manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma.

Numa tigela misture o fermento, a água morna e o açúcar até dissolver. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar em local seco por quinze minutos ou até formar uma espuma.

Em outra tigela, coloque a farinha, faça um buraco no meio e regue com o fermento diluído. Acrescente os ovos, o óleo, a manteiga e o iogurte. Misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por cerca de uma hora ou até dobrar de volume.

Espalhe um pouco de farinha de trigo sobre a bancada e reparta a massa em seis partes, fazendo rolos de 30 centímetros cada. Junte três rolos, apertando uma extremidade e trance até o fim. Cubra as tranças com panos de prato limpos e deixe crescer por mais meia hora.

Pré-aqueça o forno a 180°C, unte duas formas de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Numa tigela, misture bem a gema, o mel e o azeite e depois que os pães crescerem, pincele cada uma das tranças com essa mistura. Polvilhe com as sementes de papoula.

Coloque cada pão em uma forma e leve ao forno para assar por quarenta minutos. Sirva quente ou fria.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊