Receitas

Receita à prova de erros: Polenta de vovó clássica

Clássica e prática, quer combinação melhor do que essa? A famosa polenta de vovó é ideal para servir no jantar e você pode se divertir criando molhos para acompanhar.

Uma das mais tradicionais receitas é a polenta clássica! Esse prato é infalível e muito apreciado pela maioria das pessoas! Se você caprichar no molho, terá um prato único completo e sem segredos! Essa polenta é à prova de erros! Experimente essa versão cremosa e muito deliciosa!

Você vai precisar dos seguintes ingredientes: Três xícaras (chá) de sêmola de milho, dois litros e meio de água, três colheres (sopa) de manteiga, meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado e uma colher (chá) de sal.

Numa panela grande coloque a água e leve ao fogo alto para ferver. Quando atingir o ponto de ebulição, adicione o sal e diminua o fogo para médio. Acrescente a sêmola de milho constantemente e não pare de mexer com um batedor de arame para não empelotar.

Mexa por cerca de vinte minutos até a polenta engrossar e soltar do fundo da panela. É importante mexer durante o cozimento para que a polenta não empelote nem grude, então força nesse braço!

Desligue o fogo, adicione o queijo e a manteiga e misture bem para a manteiga derreter e a polenta ficar cremosa. Sirva imediatamente. Você pode servir também com alguns acompanhamentos especiais como linguiça frita, molho de frango, molho de tomate, molho bolonhesa, ragu de carne entre tantos outros! Basta colocar a imaginação para funcionar!

Gostou da dica? Deixe nos comentários qual o tipo de molho que você prefere servir com polenta e qual foi o resultado do preparo dessa delícia que sustenta muito bem! Bom apetite e viva a simplicidade na cozinha!

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊