Receitas

Saia da rotina: Condimento Chutney de mamão

Que tal criar um novo acompanhamento para seus pratos? O Chutney é um condimento, nessa receita feito com mamão, que vai tirar a sua culinária da rotina.

Os Chutneys são nada mais que condimentos ideais para acompanhar diversos tipos de carnes, sanduíches e o que mais a sua imaginação permitir! O mamão pode sim sair da mesa do café da manhã e ocupar um espaço muito mais sofisticado na sua cozinha.

Os ingredientes são: Quatro xícaras (chá) de mamão formosa maduro cortado em cubos, uma maçã Fuji, meio pimentão verde, meia cebola, dois dentes de alho, uma colher (sopa) de gengibre ralado, meia xícara (chá) de uvas-passas brancas, meia xícara (chá) de açúcar mascavo, três quartos de xícara (chá) de vinagre de vinho branco, suco de meio limão, meia xícara (chá) de água e uma colher (chá) de sal.

Corte o mamão em cubos uniformes e as maçãs também em cubos, descartando as sementes. Descasque a cebola e rale na parte grosa do ralador. Corte o pimentão também em cubos e amasse os dentes de alho.

Numa panela coloque todos os ingredientes e misture delicadamente. Tampe e leve ao fogo médio para cozinhar até ferver, isso leva cerca de oito minutos. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar ainda com a tampa por cerca de 50 minutos, mexendo de vez em quando, até obter uma textura cremosa mas ainda úmida. Aproveite para amassar os pedaços de mamão. Não deixe cozinhar demais para evitar que o Chutney seque, depois de frio ele fica mais consistente.

Quando atingir o cozimento ideal, descarte os dentes de alho e transfira o Chutney para um pote de vidro esterilizado, com fechamento hermético. Deixe esfriar em temperatura ambiente antes de fechar e levar para a geladeira. Sirva frio como acompanhamento de peixes, frango, legumes ou sanduíches.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊