Receitas

Sucesso na cozinha: Enroladinho de parmesão com azeitona

Um enroladinho delicioso feito com massa de pizza! O recheio é de azeitona e parmesão, ele é salgadinho na medida certa!

Para o preparo da massa, você vai precisar de: Seis xícaras (chá) de farinha de trigo, duas colheres (sopa) de fermento biológico seco, duas colheres (chá) de açúcar, duas colheres (chá) de sal, duas xícaras e meia (chá) de água morna, um quarto de xícara (chá) de azeite, farinha de trigo para polvilhar a bancada e azeite para untar a tigela.

Numa tigela, misture o fermento e o açúcar, regue com a água morna e misture até dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar, isso leva cerca de cinco minutos.

Na tigela da batedeira coloque a farinha com o sal. Abra um buraco no centro e despeje a misturinha que estava descansando. Adicione um quarto de xícara (chá) de azeite e misture. Utilize o batedor de gancho para sovar a massa na batedeira, aumentando a velocidade gradativamente e batendo por 15 minutos ou até que a massa fique lisa.

Quando atingir o ponto, tire a massa da tigela e deixe descansando por uma hora em um recipiente untado com azeite, nesse tempo a massa vai dobrar de volume.

Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

Passado o tempo, leve a massa para uma bancada polvilhada e corte em quatro porções iguais. Uma das porções você vai utilizar para os enroladinhos e os demais embale e armazene no congelador por até um mês.

Para os enroladinhos você vai precisar de: Meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado, uma xícara (chá) de azeitona preta sem caroço picadas em cubos, uma colher (sopa) de azeite, dois ramos de tomilho, raspas de um limão-siciliano, uma gema para pincelar e farinha de trigo para polvilhar a bancada.

Polvilhe a bancada com farinha de trigo e abra a massa de pizza, formando um retângulo. Regue a massa com o azeite e espalhe a azeitona, as folhas de tomilho debulhadas, as raspas de limão e finalize com o queijo parmesão ralado.

Enrole a massa bem apertada e sele bem as pontas. Com a faca, reparta o rolo em oito porções. Transfira para uma assadeira antiaderente e pincele com a gema de ovo misturara com uma colher (chá) de água. Leve para assar por cerca de 40 minutos até dourar. Sirva a seguir.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊