Receitas

Tamanho família: Ensopadinho de camarão com chuchu

Para os apreciadores do camarão aí está uma ótima receita! O chuchu adquire o sabor dos alimentos mais fortes, então até ele vai ficar com o inconfundível sabor do camarão também!

Os ingredientes são: Um quilo de camarões, quatro chuchus cortados em cubos, seis tomates (faça um corte em “X” na base de cada um), duas cebolas cortadas em cubos, três dentes de alho picados, suco de dois limões, duas xícaras (chá) de água, quatro, colheres (sopa) de azeite, duas colheres (sopa) de coentro picado, sal e pimenta-do-reino a gosto e folhas de coentro a gosto para servir.

Ferva água numa panela e mergulhe os tomates, deixe cozinhar até a pele começar a se soltar. Em seguida, transfira os tomates para uma tigela com gelo para dar um choque térmico, a partir do corte em “X” na base dos tomates, puxe e descarte as cascas. Coloque os camarões numa tigela, regue com suco de limão e deixe descansando.

Sobre uma tigela, passe o camarão por uma peneira e reserve o líquido da marinada ele vai ser usado no cozimento do chuchu.

Aqueça uma frigideira e regue com uma colher (sopa) de azeite, doure os camarões em etapas, sem amontoar. Tempere com sal e pimenta e vire para dourar de ambos os lados. Na mesma panela, regue com mais uma colher (sopa) de azeite e adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até começar a dourar. Acrescente o alho e mexa para perfumar.

Corte os tomates em cubos, descartando as sementes e coloque-os na panela, tempere com sal e misture. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando e amassando os cubinhos de tomate com a espátula.

Regue com a água e o líquido da marinada dos camarões, tempere com uma colher (chá) de sal e misture bem. Acrescente os chuchu e mantenha a frigideira em fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até o chuchu ficar macio, isso leva cerca de meia hora.

Quando chuchu estiver cozido, volte os camarões para a panela, misture e deixe cozinhar por mais dois minutos somente para aquecer os camarões, misture o coentro picado e sirva a seguir.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊