Receitas

Tortas deliciosas? Temos por aqui! Torta de figos.

Tortas são sempre bem-vindas! Essa receita pode ganhar novas versões, fique à vontade para substituir o figo por outras frutas, também fica uma delícia.

Os ingredientes são: Uma xícara e meia (chá) de farinha de trigo, cem gramas de manteiga gelada, um terço de xícara (chá) de açúcar, um ovo, uma gema, meia colher (chá) de fermento em pó e farinha de trigo para polvilhar a bancada.

Comece preparando a massa misturando a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Adicione a manteiga em cubos e misture até formar uma farofa grossa, em seguida acrescente o ovo, a gema e amasse apenas até formar uma bolota. Embrulhe com filme PVC e deixe a massa descansar na geladeira por no mínimo meia hora.

Numa bancada polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com um rolo de macarrão até que forme um círculo quatro centímetros maior que o diâmetro da forma. Transfira essa massa para uma forma redonda de fundo removível pressionando delicadamente para cobrir o fundo e a lateral, corte o excesso de massa para nivelar a altura de modo que fique uniforme.

Coloque sobre a massa um pedaço de papel manteiga um pouco maior que a forma. Leve ao forno preaquecido a 180 °C para assar por cerca de 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Para preparar o recheio e fazer a montagem você vai usar 300 gramas de cream cheese, 50 gramas de manteiga em temperatura ambiente, uma xícara (chá) de açúcar de confeiteiro, extrato de baunilha a gosto, 8 figos com casca cortados ao meio no sentido do comprimento, 4 ramos de alecrim e mel a gosto para servir.

Na batedeira, coloque o cream cheese e a manteiga e bata por cerca de três minutos, em velocidade média, até formar um creme liso. Com a batedeira ainda ligada, acrescente o açúcar aos poucos e bata por mais três minutos ou até que fique bem cremoso. Misture o extrato de baunilha e reserve na geladeira numa tigela tampada.

Quando estiver fria, desenforme a base da torta e transfira para um prato. Cubra o fundo com o creme de cream cheese e em uma das laterais da torta, disponha os figos, formando uma fileira. Decore com os ramos de alecrim, regue com mel e sirva a seguir.

Eliana Maldonado

Aventais, itens de culinária e receitas caseiras para te inspirar. ❤️ Crie um ritual na cozinha e curta o processo de fazer! 🍛✨ Criados pela Eliana, que ama cozinhar, comer e conversar. 😊